Contratura x Estiramento: Qual é a diferença?

Os músculos desempenham um papel importantíssimo para a funcionalidade do nosso corpo. Essa estrutura tem como função principal auxiliar na realização do movimentos e na estabilização das posições corporais. No entanto, para que essas atividades ocorram nossos músculos precisam realizar ações de contração e relaxamento.

Essas movimentos são fundamentais para as atividades esportivas, porém quando os músculos sofrem com sobrecarga uma lesão pode surgir. Nesses casos, as lesões mais comuns são a Contratura Muscular ou o Estiramento Muscular. Mas você sabe qual a diferença entre essas lesões?

Se sua resposta for não, continue nesse post e fique sabendo tudo sobre essas lesões.

Contratura Muscular

Essa lesão ocorre quando uma sobrecarga de esforço exercido é aplicada sobre um músculo ou tendão. Ela acaba fazendo com que o músculo efetue uma contração incorretamente, não regressando ao seu estado natural de relaxamento e resultando em um encurtamento do músculo.

As costas costumam ser o local mais afetada pelas contraturas musculares, mas podem ocorrer outras regiões do corpo como pescoço e ombros. Em atletas, essas lesões estão mais propensas a surgir nas coxas e panturrilha, já que os exercícios podem contribuir para o acúmulo de ácido lático. Essa substância é a principal culpada pelo encurtamento sofrido pelos músculos.

Outros fatores que contribuem para o surgimento da lesão são falta de flexibilidade e fortalecimento muscular, má postura, rigidez e fadiga.

Estiramento Muscular

Conhecido também como Distensão Muscular, essa lesão caracteriza-se pelo rompimento das fibras musculares de um músculo ou tendão que está ligado ao osso. Isso ocorre após um esforço é submetido sobre essas estruturas, provocando uma inflamação e a ruptura das fibras.

O Estiramento Muscular pode se manifestar de duas maneiras. São elas:

  • Distensão Aguda: Surge quando o músculo ou tendão é solicitado a realizar um contração repentina, e muitas vezes de forte intensidade. Esse tipo é muito comum durante a prática de esportes competitivos como o futebol ou ao tentar levantar um objeto pesado do chão.
  • Distensão Crônica: Esse tipo manifesta-se devido a exercícios repetitivos, que necessitam da movimentação do mesmo músculo por um longo período. Corredores e ciclistas são os atletas mais vulneráveis a essa versão da lesão.

E aí, gostei de aprender sobre a diferença entre essas lesões? Se quiser saber mais Ortopedia, acesse as outras publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes