Escápula Alada: saiba o que é e como tratar

Escápula Alada

A Escápula é um osso presente na área superior das costas. Ela possui um formato triangular e achatado e sua principal função é de estabilizar e ajudar na realização dos movimentos do ombro. Mas você já ouviu falar da Escápula Alada?

Trata-se de uma condição rara que afeta os músculos estabilizadores escapulotorácicos (trapézio, rombóides, elevador da escápula, serrátil anterior e peitoral menor), deixando a escápula em posição incorreta. Essa enfermidade provoca dor e incômodo na região do ombro.

Causa

Essa enfermidade pode estar associada ao enfraquecimento dos músculos que suportam a escápula. Outro fator relacionado ao seu surgimento é a lesão nos nervos localizados nessa área. As causas mais comuns para a Escápula Alada são:

  • Infecções;
  • Colisões e traumas fortes;
  • Contração muscular;
  • LER/DORT;
  • Perda gradativa da função muscular;
  • Deslocamento do ombro.
Sintomas

Na maioria dos casos o sintoma mais presente é a dor no ombro, com foco ao redor da escápula. Outros sinais da Escápula Alada são perda da força, formigamento do braço e presença de estalos perto da escápula. O paciente pode ter problemas para erguer o braço e dificuldade para realizar atividades do cotidiano como pentear o cabelo ou escovar os dentes.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos para analisar a posição em a escápula de encontra. O médico ortopedista pode pedir que o paciente faça alguns movimentos com o ombro e braço para conseguir observar o grau de limitação do membro.

O exame de eletromiografia pode ser indicado para investigar a atividade muscular e descobrir se existe alguma alteração nervosa ligado com a condição.

Tratamento

O tratamento para Escápula Alada pode variar de acordo com a gravidade do quadro e o que provocou a doença. A fisioterapia continua sendo o método mais recomendado por especialistas pois auxilia a fortalecer e relaxar os músculos, além de melhorar a mobilidade do ombro. Ela também ajuda no alívio das dores.

O uso de tipoia pode ser necessário para estabilizar a escápula. Agora, se a condição for causada por compressão de nervo, é preciso que o paciente passe por uma cirurgia de descompressão do nervo afetado.

Quer saber mais sobre lesões no ombro? Acesse as outra publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes