O que é a Infiltração com Ácido Hialurônico?

Infiltração com Ácido Hialurônico

Você já ouviu falar da Infiltração com Ácido Hialurônico? Esse procedimento tem como objetivo tratar as doenças cartilaginosas. A infiltração é muito utilizada por atletas, tanto os profissionais quanto os amadores, para aliviar as dores sem a necessidade de fazer grandes cirurgias.

Além de oferecer uma recuperação muito mais rápida quando comparado com outros métodos, permitindo que o esportista volte aos treinos mais cedo.

Mas como funciona a Infiltração com Ácido Hialurônico?

Localizado dentro das articulações, o líquido sinovial é uma substância que tem como principal função nutrir as células da cartilagem. Ao decorrer dos anos, a produção deste líquido reduz e o paciente pode se desenvolver uma doença como a artrose precoce.

Por isso o Ácido Hialurônico é benéfico, pois esse elemento gelatinoso auxilia na lubrificação da articulação afetada. A infiltração é feita com a inserção de uma agulha no joelho, depositando o ácido direto no espaço intra-articular.

Pacientes que sofreram lesões na cartilagem devido desgaste, sobrecarga e impacto também podem fazer uso da infiltração.

As sessões de infiltração duram poucos minutos e dependendo do quadro se encontra mais de uma sessão pode ser preciso. O procedimento deve ser realizado em um consultório que devidamente esterilizado.

Esse procedimento pode causar efeitos colaterais como:

  • Dor;
  • Calor;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Erupção cutânea.

Felizmente, essas reações são raras e não permanecem por muito tempo.

Como funciona a recuperação?

O tempo de recuperação após o procedimento costuma ser rápido mas tudo vai depender da quantidade injetada no paciente. Porém existem casos em que foi possível voltar a rotina diária depois de algumas horas da sessão de infiltração.

Mas se você for atleta a recuperação pode demorar um pouco mais já que ao retornar ao treinos, você provavelmente irá receber uma carga pesada na articulação desgastada. Portanto, é indicado que haja uma conversa com o médico ortopedista que realizou o procedimento.

E aí, quer saber mais sobre Ortopedia? Leia minhas outras publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes