O que é Síndrome de Osgood-Schlatter?

Síndrome de Osgood-Schlatter

Você conhece a Síndrome de Osgood-Schlatter? Essa condição caracteriza-se pela irritação da cartilagem de crescimento, localizada na área superior da tíbia, devido ao movimentação excessiva do tendão patelar sobre uma estrutura chamada tuberosidade tibial anterior.

A síndrome ocorre em crianças e adolescentes, mais especificamente entre 9 e 16 anos de idade. Pode afetar ambos os sexos, porém meninos possuem maiores chances de desenvolver essa doença. Isso pode estar relacionado ao fato de que meninos têm uma maior participação em esportes.

A principal causa da Síndrome de Osgood-Schlatter é provocado pelo estresse infligido no tendão patelar, estrutura que faz a conexão entre a patela e a tíbia, muito comum durante a fase do famoso “estirão do crescimento”.

Esse dano pode ser causado por movimentos realizados no dia a dia ou durante práticas esportivas e acaba ocasionando micro-fraturas por avulsão, quando um tendão ou músculo arranca pequenos fragmentos do osso no local onde ele está preso.

Essas pequenas fraturas geram inflamação no tendão, resultando em um crescimento ósseo excessivo na tuberosidade tibial e criando uma saliência perceptível.

Sintomas

Os sintomas presentes na Síndrome de Osgood-Schlatter são dor, sensibilidade e inchaço na tuberosidade tibial. Normalmente a dor piora quando o paciente realiza atividades que exigem muita movimentação.

Diagnóstico

Para ter um diagnóstico certeiro, o médico irá efetuar exames físicos do joelho e analisar os sintomas. Os exames de imagem como radiografia são importantes para observar as lesões na tuberosidade tibial e os possíveis fragmentos ósseos soltos.

O tratamento para essa doença é feito com o repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios e compressas de gelo, que devem ser utilizadas por 3 ou 4 dias por até 30 minutos.

Já o uso de tiras ou bandas elásticas sub-patelares podem ser úteis pois tem como objetivo diminuir a tração do tendão patelar sobre a inserção na tíbia. A fisioterapia também é importante para reduzir a dor e inchaço.

Quer saber mais sobre outras síndromes e distúrbios relacionados a ortopedia? Leia as outras publicações.