Quais os sintomas da Luxação no Quadril?

Luxação no Quadril

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Luxação, mas sabe o que é? Trata-se de um deslocamento inesperado das extremidades dos ossos que integram uma articulação. Basicamente, um osso acaba se separando do outro e perdem o seu ponto de contato.

Esse fenômeno pode provocar graves lesões nas estruturas que estão perto como os ligamentos e vasos sanguíneos. As luxações podem ocorrer em qualquer articulação, mas hoje falarei sobre a Luxação no Quadril.

Normalmente a lesão mais comum é a luxação posterior de quadril, na qual a cabeça do fêmur é empurrada para trás. Esse trauma geralmente acontece quando uma força intensa entra em contato com o joelho, enquanto o o quadril e joelho estão flexionados.

As Luxações no Quadril podem ser causada por diversos fatores como quedas, lesões atléticas, acidentes automobilísticos e pancadas de grande impacto como atropelamentos. Existem casos em que crianças nascem com uma luxação, conhecida como Displasia do Quadril, que com o tempo se não for tratada pode interferir no andar da criança.

Mas quais são os sintomas da Luxação no Quadril?

Os sintomas mais comuns são dor intensa no quadril, joelho e pé virados para fora ou para dentro e incapacidade de mover a perna afetada. Outro sintoma observado nos pacientes que sofrem com essa lesão é o encurtamento de uma das pernas.

É recomendado que o paciente ou qualquer outra pessoa presente tente colocar a perna de volta no lugar, esse ato pode piorar a situação e causar outras lesões. Por isso, sempre busque pela a avaliação de um médico ortopedista.

Na maioria dos casos, o tratamento da Luxação do Quadril é feito a partir de uma cirurgia para reposicionar o osso da perna com o osso do quadril. Se o paciente tiver uma alteração, como a presença de fragmentos de ossos dentro da articulação, o profissional que estará realizando o procedimento pode fazer uma artroscopia com o objetivo de remover esses fragmentos.

A fisioterapia é recomendada para os pacientes que passaram pela cirurgia de reposicionamento, pois auxiliam a manter a mobilidade da perna e proporcionar a produção de líquido sinovial.

Quer saber mais sobre lesões no Quadril? Acesse as outras publicações.