Sacroileíte: Conheça os sintomas dessa condição

Você costuma sentir dores nas costas, que muitas vezes irradiam para as nádegas e coxa? Se sua resposta for sim, fique sabendo que pode ser Sacroileíte. Esse problema caracteriza-se pela inflamação da articulação sacroilíaca, que está localizada na parte de baixo da coluna vertebral conectando-se com o quadril.

Mas quais são as causas da Sacroileíte?

Os principais causas dessa inflamação são doenças reumáticas como artrite degenerativa e gota, além de infecções na articulação. As quedas e acidentes também são fatores que contribuem para o surgimento da Sacroileíte pois podem provocar lesões nas articulações sacroilíacas.

Outras situações que podem influenciar o aparecimentos dessa condição são a sobrecarga da articulação que podem ser causadas por esportes que envolvem saltos e corrida, possuir uma perna maior que a outra e diferentes problemas da coluna.

Pacientes com obesidade, estão em idade avançada ou gestantes são os que mais sofrem com a Sacroileíte.

Sintomas

A dor é o principal sintoma da Sacroileíte. Normalmente ela fica situada na parte inferior das costas e, conforme o tempo passa, pode se espalhar para outros locais como pernas, virilhas e até mesmo os pés.

Além disso, a rigidez é outro sintomas muito comum nos casos dessa enfermidade, deixando o paciente impossibilitado de realizar determinados movimentos.

Contudo, existem certas ações que são capazes de aumentar a intensidade da dor. Algumas delas são subir e descer escadas, ficar sentado ou de pé por um longo período de tempo, correr ou caminhar dando passadas longas e depositar mais peso em uma perna do que na outra.

Tratamento

O repouso costuma ser a primeira recomendação para os paciente que estão sofrendo com a Sacroileíte. Mas para tratar essa condição também é preciso movimentar a área afetada, sempre com cuidado para evitar o agravamento da lesão. Por isso, a fisioterapia é muito importante pois alonga e fortalece as articulações, além de auxiliar na correção da postura.

Se você identificou algum dos sintomas mencionados acima, entre em contato com seu ortopedista de confiança e procure tratamento.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes