Conheça as principais causas da Dor no Quadril

Todos nós já sofremos com a Dor no Quadril, esse incômodo pode trazer problemas para vida de qualquer pessoa. Muitos pacientes sentem desconforto ao realizar certos movimentos como ao andar e enfrentam dificuldade ao sentar ou levantar. A dor ocorre por distúrbios e lesões nas articulações do quadril. Entretanto, nem sempre a dor está localizada nesse local, podendo ser sentida na virilha ou no meio da coxa.

Quando essa dor não é um sintoma grave, é possível tratá-la através de repouso e aplicação de bolsas de água quente, procurando evitar praticar exercícios de impacto. Contudo, se a dor é forte e persiste por mais de 15 dias é importante entrar em contato com um médico e procurar o tratamento.

Mas quais são a principais causas da Dor no Quadril?

Na maioria dos casos a Dor no Quadril é causada por fraturas. Esses traumas são mais frequentes em idosos, que normalmente possuem doenças que comprometem a saúde dos ossos. Pacientes com osteoporose, uma condição que enfraquece a estrutura óssea, podem fraturar um osso enquanto realizam atividade do dia a dia.

Porém, existem doenças que afetam o quadril e resultam em dor. As enfermidades que mais afetam essa região são:

Bursite: Caracterizada por uma inflamação na bolsa sinovial, que é responsável por diminuir o atrito entre os ossos, músculos e tendões. Na bursite, a dor costuma ser profunda e situada no meio da articulação podendo irradiar para lateral da coxa.

Tendinite: É a inflamação dos tendões que conectam os músculos aos ossos. Nos casos de tendinite, dor piora quando o paciente tentar realizar exercícios físicos que forcem o quadril, como corridas.

Ciatalgia: Trata-se de uma inflamação no nervo ciático, que tem como função controlar as articulações do quadril, joelho e tornozelo, além de trabalhar na sensibilidade dessas regiões. Nesses casos a dor é intensa e localiza-se na região do glúteo. Mas esse sintoma pode se espalhar para a perna, trazendo uma sensação de queimação.

Artrite Reumatoide ou Artrose: A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta as membranas sinoviais das articulações. Já a artrose trata-se do desgaste das cartilagens que envolvem as extremidades ósseas. Quando o paciente sofre com alguma dessas doenças a dor aumenta ao andar, sentar e ao tentar efetuar outros movimentos que utilizem o quadril.

Se você identificou algum dos sintomas mencionados acima, entre em contato com um médico ortopedista e procure o melhor tratamento.

Quer saber mais sobre doenças que afetam o quadril? Acesse as outra publicações e fique por dentro de tudo sobre Ortopedia.