Saiba como tratar as Fraturas da Bacia

A Bacia trata-se de uma estrutura óssea que faz a transição do tronco para os membros inferiores. Conhecida como pelve no meio médico, essa região tem a função de proteger os órgãos encarregados pela reprodução e digestão. Ela também oferece suporte para as articulações do quadril.

Além disso, a Bacia auxilia na locomoção pois serve de base para os ossos da coluna, dos membros inferiores e dos músculos que estão relacionados a movimentação do corpo.

As fraturas da Bacia podem ocorrer em pacientes de qualquer idade, em jovens elas costumam estar associadas a acidentes automobilísticos, atropelamento ou quedas de altura. Já em idosos, a fratura costuma estar relacionada à osteoporose. Devido a fraqueza nos ossos por causa da doença, pequenas quedas podem causar esses traumas.

Sintomas

O sintoma mais comum da fratura da Bacia é a presença de dor na virilha, mesmo quando se está sentado ou deitado, e que aumenta quando o paciente tenta andar. Na maioria das vezes o local afetado fica inchada e com hematomas.

Em casos graves a dor é tão grande que o paciente não consegue se mover. Agora, se houver lesões em outras estruturas por causa da fratura, pode haver sangue na urina, problemas para urinar, incontinência urinária e até sangramento nas partes íntimas.

Quando a articulação do quadril for danificada, o paciente pode ficar incapacitado para sempre. Nos casos em que há sangramento grave ou órgãos lesionados, a vida do paciente pode ficar em risco.

Para o diagnóstico é necessário realizar, além do exame físico, exames de imagem como a radiografia e tomografia computadorizada para ter uma melhor visualização da fratura. A ultrassonografia é utilizada para descobrir se existe sangramento intra-abdominal.

O tratamento para a fratura da Bacia vai variar de acordo com a gravidade do trauma e pode ser feito de duas formas: conservador ou cirúrgico. O tipo conservador é feito com repouso, restrição de carga e radiografias ao longo do tempo para verificar se novos desvios que podem aparecer.

A cirurgia é indicada para fraturas abertas, lesões viscerais, desvios e deformidade rotacional. Diferentes procedimentos podem ser aplicados dependendo do quadro do paciente. As principais técnicas são a fixação interna ou a fixação externa feita com placas e parafusos.