Sente dores no cotovelo? Saiba quais doenças atingem essa articulação

O cotovelo é uma complexa articulação entre o braço e o antebraço, ligando apenas três ossos. Essa ligação permite a flexão e extensão do antebraço em relação ao braço. Diversos músculos se originam ou estão inseridos próximos ao cotovelo, por isso são comuns as lesões nessa articulação.

Qualquer um destes ossos pode sofrer uma fratura, músculos ou tendões podem ser feridos ou ligamentos torcidos. Além disso, as lesões que são causadas no braço podem interferir nas ações do cotovelo, prejudicando as suas funções.

Conheça algumas das principais lesões que podem ocorrer nos cotovelos:

Bursite do olécrano ou também chamada de bursite do cotovelo, é uma inflamação na bursa de olécrano. Pode ser causada por uma pressão prolongada, infecção, um trauma ou condições inflamatórias. O paciente sente dores e inchaço na bursa. A drenagem e análise do fluído vão ajudar a direcionar o tratamento.

Luxação da cabeça radial ocorre quando a cabeça do rádio é puxada para fora do ligamento anular. Esse tipo de lesão é muito comum em crianças pequenas cujos pais brincam de erguer apenas puxando pela mão. A criança acaba segurando com o braço flexionado  no cotovelo.

Assim também, outra doença que pode atingir os cotovelos é a epicondilite lateral ou cotovelo de tenista, uma inflamação dos tendões epicôndilo lateral do úmero. Os movimentos repetitivos de extensão no pulso causam as dores e inflamação. O tratamento geralmente visa fortalecer os extensores do punho e diminuir a inflamação.

Enfim, estes são apenas alguns exemplos de doenças que podem surgir no cotovelo. Se você tem sentido dores constantes nessa região não deixe para depois, agende uma consulta com um especialista na área e comece o tratamento.  E se gostou deste post clique aqui e conheça também outros artigos que podem lhe ajudar a identificar sintomas de bursite e tendinite.

Agende também uma consulta em nossa clínica e conheça nossas especialidades.

Deixe um comentário