Você sabe o que é um Edema Ósseo?

O Edema Ósseo, mais conhecido como contusão óssea, é o inchaço que ocorre na área mais interna dos ossos causando danos o tecido medular dentro do osso. Muito comum em atletas essas contusões podem levar o paciente a acreditar que fraturou o osso.

As contusões ósseas são como hematomas na pele. Mas nos hematomas existe espaço para o sangue escoar, já nas contusões isso não ocorre. Nos Edemas Ósseos os sangue fica preso em pequena área e forma poças dentro dos ossos causando fortes dores.

Existem três tipos de Edema Ósseos, todos eles são recebem a denominação de hematoma:

Sub-periosteal: Lesão nos vasos sanguíneos com formação de poças de sangue na membrana que rodeia o osso.

Interosseo: Forças de compressão repetitivas provocam um sangramento na região da medula óssea.

Subcondral: Acontece quando a cartilagem se separa do osso.

Mas você sabe como os Edema Ósseos ocorrem?

Os Edemas Ósseos são causados por grande impacto entre um objeto ou um osso contra outro osso, até mesmo entorses podem provocar essas sérias lesões. Atletas de esportes de contato como o futebol são mais vulneráveis aos edemas mais corredores também sofrem esse risco.

Os sintomas mais comuns são dor e inabilidade mover o membro afetado. Outros sinais da presença de Edemas são rigidez, formigamento, perda da força muscular e inchaço na articulação.

Tratamento

O tratamento para essa enfermidade é feito a partir de repouso, bolsas de gelo e uso de medicamentos analgésicos. Cintas, órteses e bengalas podem ser necessárias para ajudar no suporte do paciente.

Quando a lesão é causada por colisões banais e atividades diárias, o médico especialista pode fazer uma investigação para descobrir a causa do enfraquecimento dos ossos do paciente.

Uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas, principalmente musculação, podem colaborar para a manutenção da saúde de seus ossos.

Deixe um comentário