Conheça os sintomas do Torcicolo

Torcicolo

Você provavelmente conhece alguém que teve Torcicolo. Essa dor localizada no pescoço, na maioria das vezes vem acompanhada da dificuldade de movimentar essa região. Essa enfermidade está cada dia mais comum devido a rotina agitada do mundo moderno.

O Torcicolo caracteriza-se pela torção do pescoço, o deixando posicionado para um lado específico. O paciente fica com a cabeça inclinada para um lado e o queixo para o outro. Ela é causada pela contração intensa do músculo.

As causa mais comuns para o surgimento dessa rigidez no pescoço são:

• Ficar na frente do computador por longos períodos;
  • Dirigir por muito tempo;
  • Dormir em uma posição desconfortável;
  • Estresse e ansiedade.

Mas o Torcicolo também pode ser provocado por outras condições médicas, como infecções na região da cabeça, pescoço ou do sistema nervoso, tumores, distúrbios neurológicos e até mesmo o hipertireoidismo.

Os principais sintomas do Torcicolo incluem:

• Rigidez no pescoço;
  • Limitação dos movimentos da cabeça;
  • Elevação do ombro do mesmo lado que a torção;
  • Dor no pescoço;
  • Inchaço nos músculos da área afetada;
  • Dor na cabeça;
  • Tremor.

A rigidez começa pela manhã, após o paciente acordar e vai piorando com o passar do dia.

O diagnóstico é feito a partir de exames físicos, porém se o paciente tiver histórico de trauma é recomendado a realização de exames de imagem como o Raio X.

O tratamento para Torcicolo pode envolver repouso, aplicações de bolsas de água quente para relaxar os músculos e massagens. É indicado a prática de exercícios de rotação que devem ser feitos com muita cautela.

A fisioterapia é recomendada para casos reincidentes. A acupuntura, pilates e yoga também são aconselhadas para os pacientes que sofrem com o Torcicolo seguidamente.

Para se prevenir desse problema e continuar com uma vida sem dor é importante investir em colchões e travesseiros anatômicos, procurar evitar o estresse e praticar exercícios físicos regularmente.