Metatarsalgia: Como tratar essa condição?

A Metatarsalgia é uma condição caracterizada pela presença de dor na parte da frente dos pés, que é constituída pelos ossos metatarsais. Os metatarsos são pequenos ossos que formam a região do peito do pé. Essa enfermidade surge quando uma irritação atinge as articulações, tendões ou nervos que são encarregados de suportar esse ossos.

Mas não confunda essa condição com o Neuroma de Morton. A Metatarsalgia provoca dor abaixo da cabeça dos metatarsos devido a alterações biomecânicas. Já no Neuroma de Morton a dor é presente entre os ossos do metatarsos, causada pela inflamação do nervo digital que passa pelo terceiro e quarto dedo do pé.

Causas

Os principais fatores que causam o Metatarsalgia são as deformidades nos pés como o joanete e o pé cavo, excesso de peso, doenças tais como a artrite ou artrose nos metatarsos, prática de atividades físicas de alto impacto ou por longas horas.

O uso de sapatos de bico fino ou salto alto também contribuem para o surgimento dessa condição. Isso ocorre pois esses calçados costumam aumentar a pressão dos ossos.

Sintomas

A dor na sola dos pés é o sintoma mais comum da doença. Essas dores pioram quando o paciente caminha ou fica muito tempo de pé. Conforme a doença perdura ou sofre avanços a dor acaba se tornando intensa, deixando o paciente incapaz de realizar certas atividades.

Outros sintomas presentes na Metatarsalgia são as calosidades na sola do pé, dessa maneira mostrando os locais que estão experimentando mais pressão. Alterações no formato dos pés, como desvios dos dedos, também podem ocorrer.

O tratamento para Metatarsalgia irá depender do estado em que a doença se encontra e o que a causou. Os meios mais utilizados são o uso de medicamentos anti-inflamatórios, calçados confortáveis e palmilhas ortopédicas para aliviar a dor e diminuir a pressão sobre os metatarsos. A fisioterapia também é recomendada para aumentar a força, equilíbrio, apoio e mobilidade dos pés

Se esses métodos não funcionarem ou houver grande deformidade e rigidez dos ossos metatarsais, uma cirurgia deve ser realizada para solucionar o problema.