O que é Osteopenia e como tratá-la?

Se você é um leitor ávido deste blog já deve estar por dentro do que é a osteoporose e como preveni-la. Mas você sabe o que é a Osteopenia?

Trata-se de uma condição pré-clínica caracterizada pela perda gradativa de massa óssea que pode levar à osteoporose, uma doença que afeta os ossos e deixa o paciente mais vulnerável a fraturas, principalmente na bacia, fêmur, coluna vertebral e pulsos.

E quais são as causas da Osteopenia?

Uma das principais causas da Osteopenias é o envelhecimento. Esse deixa os ossos mais porosos, além de impedir a absorção do cálcio, um mineral que auxilia a fortalecer os ossos. Porém, em certo casos a Osteopenia pode ser um sintoma de doenças que estão localizadas em demais órgãos como fígado, rins e tireoide.

Outros elementos que contribuem para o surgimento dessa condição são os fatores genéticos e hereditários, sedentarismo, desnutrição e pouca exposição ao sol. O uso de medicamentos como corticoides e anticonvulsivantes por um longo prazo, quimioterapia, anorexia nervosa e o consumo excessivo de álcool, cigarro e cafeína são capazes de influenciar de forma negativa o formação óssea.

Por ser uma condição assintomático, a Osteopenia não exibe nenhum sintoma. O paciente só descobre que tem essa disfunção depois que seus ossos são afetados pela osteoporose.

Diagnóstico

O diagnóstico da Osteopenia é feito por meio da densitometria óssea, um exame com baixo nível de radiação e permite que o profissional avalie a quantidade de cálcio nos ossos.

Já os exames de sangue podem tentar descobrir as possíveis causas dessa degeneração óssea.

Tratamento

O tratamento da Osteopenia tem o foco em parar em impedir o avanço da condição e perda óssea. Por isso, é importante mudar os hábitos alimentares, ingerindo alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Praticar exercícios físicos regularmente é recomendado para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio, diminuindo os riscos de quedas.

Em casos mais graves, os medicamentos podem ser receitados para recuperar a deficiência dos nutrientes como cálcio e vitamina D.

Quer saber mais sobre Osteopenia e outras condições? Então acesse as outras publicações.

Deixe um comentário