Diabéticos sofrem mais com fraturas: entenda o porquê

O diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou má absorção de insulina pelo nosso corpo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem a função de levar a glicose ao interior das células. Se há um problema na produção ou absorção desse hormônio o nível de glicose fica alto e pode trazer diversas complicações ao nosso organismo. Aliás, uma dessas complicações é que os diabéticos sofrem mais com fraturas. Continue a leitura e entenda o porquê!

Por que os diabéticos sofrem mais com fraturas?

Diabetes tipo 1

Isso acontece, pois, a insulina ou a falta dela pode afetar seus ossos. Na diabetes tipo 1, quando o corpo não produz insulina o suficiente, os ossos são afetados porque esse hormônio estimula o crescimento de tecidos em nosso corpo. Os pacientes que têm esse tipo de diabetes apresentam uma menor densidade mineral óssea, o deixando mais vulnerável.

A diabetes tipo 1 acaba sendo mais comum em crianças, e pode interferir no seu crescimento. Ele acaba prejudicando a formação dos ossos já que o pico de massa óssea, que normalmente acontece na adolescência, seja menor do que o de uma criança sem a doença. Isso aumenta as chances do aparecimento da osteoporose em uma idade mais adiantada.

Diabetes tipo 2

Nos casos de diabetes tipo 2, quando o corpo produz insulina porém não a aproveita adequadamente, pode haver um aumento da massa óssea já que o pâncreas aumenta a produção de insulina. Porém é importante mencionar que o aumento da massa ósseas não significa que seus ossos estão ficam mais fortes. Muito pelo contrário, a diabetes afeta a remodelação óssea e pode prejudicar o colágeno presente em nossos ossos.

Por isso é muito importante que você que sofre com diabetes mantenha o tratamento prescrito pelo médico, tenha uma dieta saudável, pratique exercícios físicos e não se esqueça de fazer exames clínicos e metabólicos regularmente.

 

Veja meus Vídeos

Artigos recentes