Quais são as principais causas da Dor no Ombro?

Dor no Ombro

O ombro é composto por três ossos chamados de escápula, clavícula e úmero e quatro articulações denominadas esternoclavicular, escapulotorácica, acromioclavicular e glenoumeral.

A articulação do ombro caracteriza-se por ser uma das mais complexas presentes no nosso corpo. Ela recebe esse título pois proporciona um maior grau de movimento. Essa articulação tem a função ao invés de carga, por isso os músculos e tendões são extremamente importantes para a execução de certas atividades que envolvem o ombro.

Por ser uma articulação extremamente móvel é mais sujeita a lesões, que costumam estar associadas a doenças degenerativas e movimentação excessiva. Essas dores ocorrem porque normalmente esses fatores provocam uma inflamação nessa estrutura.

Mas você sabe quais são as principais causas da Dor no Ombro?

Bursite: Essa Lesão por Esforço Repetitivo (LER) é causada pela inflamação da bolsa sinovial (bursa), que desempenha o papel de diminuir o atrito entre ossos, músculos e tendões. A bursite pode ser provocada pelo uso excessivo da articulação e golpes direto no local.

Capsulite Adesiva: Conhecida também como ombro congelado, a capsulite adesiva trata-se de uma inflamação crônica que causa a perda da movimentação do ombro, o deixando rígido e dolorido. Uma lesão, mau jeito ou doenças como diabetes podem estar ligada ao surgimento da doença.

Tendinite Calcárea: Lesão caracterizada pelo acúmulo de cristais de cálcio sobre o tendão. Trata-se de um processo gradativo que no início provoca leve desconforto mas em fases finais causa dor intensa.

Lesão do Manguito Rotador: O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões localizados no ombro. Ele tem como função manter o bom funcionamento desse membro e ajudar na execução de certos movimentos. As lesões nesse local podem ser causadas por traumas, fraturas, luxações, envelhecimento e até mesmo postura inadequada. Os sintomas costumam ser dor e diminuição da força ao tentar levantar o braço.

Na maioria dos casos, a dor no ombro dura de 3 a 5 dias e o paciente pode aplicar bolsas de gelo sobre o local para diminuir a dor. Porém, se esse desconforto persistir é recomendado que um médico seja procurado.