Saiba tudo sobre Síndrome do Impacto do Ombro

Já conversamos sobre diversos tipos de lesões e doenças localizadas no ombro como a capsulite adesiva, bursite e até as principais causa que podem causar dores no ombro. Mas hoje iremos discutir sobre a Síndrome do Impacto no Ombro e como tratá-la.

Essa síndrome caracteriza-se por uma inflamação que provoca um conjunto de alterações no complexo do ombro. Os atletas e pacientes da terceira idade são os que mais sofrem com essa condição.

Causas

As principais fatores que colaboram para o surgimento da Síndrome do Impacto do Ombro são:

• Traumas;
  • Instabilidade do complexo do ombro;
  • Degeneração de estruturas do ombro;
  • Fraqueza muscular no Manguito Rotador;
  • Inflamação ocasionada por movimentos repetitivos.

Outro motivo para o desenvolvimento dessa síndrome são as alterações no acrômio, uma proeminência óssea da escápula que está situada na parte superior do ombro. Essa estrutura pode ser reta, curva ou enganchada e dependendo de seu formato, o impacto no manguito rotador pode ser maior. Com o passar do tempo, a colisão acaba provocando lesões e inflamação na área afetada.

Sintomas

Os sintomas presentes nesta síndrome são dor no ombro e limitação dos movimentos, causando dificuldade para realizar atividades simples. O grau em que a dor pode surgir com diferente intensidade dependendo do estágio da doença. Ela costuma aumentar quando o paciente faz esforço e durante a noite. A rigidez é outro sintoma muito presente nos casos de Síndrome do Impacto do Ombro.

No começo do tratamento o foco principal é o alívio da dor, por isso o uso de medicamentos analgésicos é necessário. O repouso também é importante pois evita a piora do quadro clínico. O médico pode recomendar determinados exercícios para iniciar a recuperação dos movimentos do ombro.

Conforme o paciente evolui no tratamento, a fisioterapia é indicada para aumentar a força muscular e auxiliar o paciente a resgatar a mobilidade e estabilidade do ombro.

Quer saber mais sobre lesões no ombro? Acesse as outras publicações.