Uso de motocicletas pode causar dor nas costas

Você utiliza uma motocicleta como meio de transporte? Se sua resposta for sim, fique sabendo que muitos casos de Dor nas Costas pode estar associado com o uso desse veículo. Os motociclistas que mais sofrem com esse problema são os que usam a moto como instrumento de trabalho.

Nesses casos as Dores nas Costas estão associadas a má postura na hora de pilotar. Contudo, quando não corrigida, a postura inadequada pode provocar sérios danos para as costas do piloto.

Mas quais são os perigos da má postura ao andar de moto?

Quando nos posicionamos na moto de maneira incorreta, acabamos forçando demais um grupo de músculos que já está passando por um estresse excessivo no momento. Ao repetir essa ação diariamente podemos desenvolver uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), um distúrbio que afeta músculos, nervos, ligamentos e tendões.

Nódulos na região muscular também podem surgir devido ao esforço excessivo e se não forem tratados uma inflamação pode se manifestar. Outro fator que contribui para o surgimento de enfermidades na coluna é o impacto aplicado nessa estrutura quando o motociclista não consegue desviar de buracos na estrada.

Esse choque pode provocar um desgaste nos discos intervertebrais, resultando em em doenças como hérnias de disco e osteofitose, conhecido popularmente como bico-de-papagaio.

Para corrigir a má postura e evitar o aparecimento da Dor nas Costas procure sempre manter a coluna ereta, cabeça erguida e sua musculatura precisa estar relaxada, em especial os ombros. No entanto, seu abdômen deve estar um pouco contraído.

É indicado que o motociclista posicione seus joelhos próximo ao tanque e mantenhas as pernas firmes pois isso auxilia a equilibrar o peso sobre a coluna vertebral.

Agora, se você já sofre com Dor nas Costas e deseja amenizá-las, existem alguns exercícios que podem diminuir a tensão.

Dicas para aliviar a Dor nas Costas

Joelhos no Peito: Deite-se sobre uma superfície firme, com a barriga para cima. Erga seus joelhos em direção ao peito utilizando as duas mãos. Repita o processo três vezes, fazendo um intervalo de um minuto entre cada perna. Essa ação irá alongar a região pélvica, lombar e pernas.

Alongamento da Região Dorsal Superior: Posicione os braços para trás com as palmas das mãos encostadas no pescoço. Assim, estique os braços para trás contando até dez em cada série e faça pausas de 30 segundos entre elas. A ação deve ser repetida três vezes. Esse exercício é importante já que auxilia no alongamento da região superior das costas, próximo aos ombros.

Alongamento do Pescoço: Passe um dos braços sobre a cabeça e puxe-a delicadamente com os dedos até sentir os músculos do local esticando. Realize esse exercício três vezes durante cinco segundos cada.

Quer saber mais sobre Dor na Coluna? Acesse as outras publicações.

Deixe um comentário