Sente dormência e formigamento nas mão? Descubra as principais causas

Dormência e Formigamento nas Mãos

Todos nós já sentimos dormência ou formigamento nas mãos, as vezes essas manifestações são tão fortes que o paciente pode ter dificuldade segurar objetos. Esses sintomas podem ocorrer eventualmente já que as mãos possuem várias terminações nervosas e qualquer alteração pode levar a uma reação no membro.

Contudo, em determinados casos tanto a dormência como o formigamento podem indicar a presença de algo mais grave. Os pacientes que mais sofrem com esses sintomas são os que utilizam as mãos em excesso, como professores, costureiras, secretárias, trabalhadores rurais e atletas que utilizam as mãos e braços demais.

Mas quais as principais causas da dormência e formigamento nas mãos?

Síndrome do Túnel do Carpo: Essa síndrome ocorre quando há uma compressão do nervo mediano localizado canal de carpo que está situado no punho. As principais causas dessa doenças são movimentos repetitivos, fraturas, tumores e inflamações, como a artrite reumatoide.

Compressão de Nervos: Por conterem diversas terminações nervosas, as mãos acabam reagindo quando um nervo sofre uma compressão. Alguns atos podem provocar esse formigamento, tais como colocar um braço em cima do outro, dormir de maneira errada e até mesmo dobrar os braços.

Cisto Sinovial: Trata-se de um tumor benigno que surge na mão ou no punho. Esse tumor provoca um caroço (nódulo), que quando situado em cima de estruturas nervosas causa compressão, resultando em formigamento e dificuldade de movimentar a mão.

Epicondilite Lateral: Caracteriza-se por uma inflamação nos tendões dos músculos do antebraço. A doença provoca dor e sensibilidade na região externa do cotovelo. Além disso, a Epicondilite provoca dormência e formigamento nas mãos. O fator que colabora para o surgimento dessa doenças é o movimento repetitivo.

Hérnia de Disco Cervical: Essa condição que ocorre quando os discos intervertebrais sofrem um desgaste e deslocam-se de sua posição original. Isso causa uma compressão das raízes nervosas e quando localizado na coluna cervical (região do pescoço) podem resultar em dor em queimação, formigamento e dormência nos membros superiores.

Se você sente esses sintomas por um longo período é indicado que um médico ortopedista seja procurado.

Quer saber mais sobre lesões nas mãos? Acesse as outras publicações.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes