Conheça os tipos de Luxação e como tratá-las

A Luxação é uma lesão caracterizada pelo deslocamento repentino do osso, perdendo seu ponto de contato. O deslocamento pode ser parcial ou completo e é capaz de gerar lesões nos ligamentos, vasos sanguíneos e outras estruturas próximas. As Luxações podem ocorrer em qualquer articulação como ombro, cotovelo, joelho e até dedos.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de Luxação?

As Luxações são divididas nas seguintes categorias:

Congênita: Ocorrem em recém-nascidos e bebês devido a malformações anatômicas ou síndromes genéticas.

Adquirida: Estão ligadas a diversos fatores, como a traumas não relacionados à formação articular intra uterina.

Traumática: Surge em virtude de traumas como acidentes, quedas ou lesões durante a prática esportiva.

Atraumática: Não precisam de um forte trauma para acontecer. Costumam estar ligados a frouxidão nos ligamentos do ombro que deixam a região suscetível a lesões.

Primária: É a primeira lesão que ocorre a um paciente.

Recorrente: Esse lesão ocorre com frequência na mesma articulação. Na maioria dos casos, existe um fator anatômico que contribui para o surgimento da lesão.

Quais são os sintomas da Luxação?

Os sintomas mais comuns da Luxação são dor forte, dificuldade de movimentar o local afetado e deformações na articulação. O inchaço e hematomas costumam estar presentes nas lesões.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Luxação, o médico realiza exames físicos para avaliar os sintomas. Os exames de imagem, como ressonância magnética e a tomografia computadorizada, são necessários para complementar o diagnóstico e analisar o deslocamento.

Tratamento

O primeiro passo para tratar a Luxação é colocar a articulação na posição original, sempre sob sedação para evitar que o paciente sinta extrema dor durante o procedimento. É importante lembrar que isso só deve ser feito por um profissional da área. Quando o quadro da lesão é mais grave e traz limitação grave para o paciente, a intervenção cirúrgica pode ser imprescindível.

Veja meus Vídeos

Dr. Daniel Souto

É ortopedista e traumatologista com formação e graduação em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Especializou-se em ortopedia e traumatologia na grande Florianópolis, no Hospital Homero de Miranda Gomes, também conhecido como Hospital Regional de São José. Além disso, realizou o fellowship em Traumatologia do Esporte em São Paulo, e participou de diversos cursos voltados ao desenvolvimento de atletas de alta performance. Hoje, é chefe do serviço de Traumatologia do Hospital de Tramandaí – RS, e diretor clínico e ortopedista no Centro de Especialidade e Reabilitação em Osório. Seu atendimento abrange diversas cidades do litoral gaúcho, incluindo Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Osório, Xangri-Lá e Mariápolis, onde proporciona um cuidado humano e personalizado a seus pacientes.

Artigos recentes