Sofre com dor na coluna? Saiba como amenizá-la

Dor na Coluna

A coluna vertebral é uma das principais estruturas do esqueleto humano. Ela caracteriza-se por um conjunto de vértebras, divididas em 4 regiões chamadas de cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. Essa estrutura tem como principais funções proteger a medula e nervos espinhais, auxiliar na locomoção e postura, proporcionar flexibilidade e suportar o peso do corpo.

Entretanto, por ter todas essas responsabilidades atribuídas a si qualquer alteração na coluna pode causar sérios problemas, a maioria deles provocando dor intensa que pode ser incapacitante.

As causas mais comuns de dor na coluna são a lombalgia, hérnia de disco, nervo ciático e lesões musculares. Normalmente, esses problema são associadas a má postura e levantamento de peso. Por isso, é importante investir na prevenção que pode ser feita por meio de alongamentos, exercícios de fortalecimento abdominal e corrigindo a postura da coluna.

Mas se você já está sofrendo com dor na coluna saiba que é possível diminuir esse sintoma, permitindo que você volte a sua rotina diária sem esse desconforto.

Como aliviar a Dor na Coluna

Aplique compressas de água quente: As compressas quentes tem um efeito analgésico pois aumentam o fluxo sanguíneo, relaxando as estruturas musculares. É recomendado que o paciente faça a aplicação dessas compressas por no máximo 15 minutos.

Fisioterapia: Esse método é capaz de aliviar esse sintoma visto que age direto no foco da dor, além de tratar limitações causadas pelo desconforto. As massagens terapêuticas e exercícios também trazem benefícios para pacientes que sofrem com dor na coluna.

Acupuntura: Esse ramo da medicina tradicional chinesa também auxilia no alívio da dor na coluna. Isso ocorre porque ao aplicar as agulhas no corpo, há uma liberação de endorfinas, serotonina, neuropeptídeo Y entre outros fatores neuro hormonais que alteram o processamento da dor na medula espinhal e cérebro. Essa ação resulta na redução das dores corporais, porém ela é indicada somente enquanto os sintomas estejam presentes sendo realizadas uma vez por semana.

Alongamento: Além de ajudar na diminuição da dor, os alongamentos também proporcionam um aumento na amplitude dos movimentos que podem ter sido danificados pela causa da dor.

Veja meus Vídeos

Artigos recentes