Osteonecrose no Quadril: Conheça os sintomas

Osteonecrose no Quadril

Você conhece a Osteonecrose? Conhecida também como Necrose Avascular, essa condição é caracterizada pela morte do tecido ósseo devido a ausência de suprimento sanguíneo. Ela costuma atingir adultos entre 30 a 50 anos, mas pode afetar pessoas em qualquer idade.

Essa doença pode ocorrer em qualquer osso, porém a cabeça do fêmur que está situada no quadril é a mais afetada. Mas você sabia que a Osteonecrose passa por fases até chegar na osteoartrite (Artrose)?

Existem diversos tipos de classificação para as fases da doença, mas a mais simples foi criada por Sugioka, e está dividida em 4 fases. São elas:

• 1°: Necrose do tecido ósseo e medula;
  • 2°: Processo de reparação adiantado nos bordos do tecido necrótico;
  • 3°: Colapso da superfície articular (estrutura revestida de cartilagem hialina);
  • 4:° Osteoartrite.
Causas

Normalmente, as causas para Osteonecrose são fraturas deslocadas, quando o osso de quebra em duas ou mais partes e se move do local original. Luxações, que são a separação da articulação com o osso, também contribuem para o surgimento da condição. Tanto as fraturas quanto as luxações são indicadas como causa da Osteonecrose pois danificam os vasos sanguíneos que irrigam a cabeça femoral.

Outros fatores que colaboram para o desenvolvimento da condição são doenças como a diabetes, pancreatite, doença de Gaucher, doença de descompressão, anemia falciforme, lúpus e até infecção pelo vírus HIV. O uso de corticosteróides e o consumo excessivo de álcool também influenciam no aparecimento da Osteonecrose.

Sintomas

Durante a fase inicial da doença os sintomas podem não surgir ou serem muito leves para o paciente notar. No entanto, conforme a enfermidade sofre avanços, começam a surgir os sinais. Quando a Osteonecrose está localizada no quadril, os sintomas mais comuns são dores localizados na virilha, coxas e nádegas. A limitação dos movimentos também ocorre, e o paciente pode ter dificuldade para realizar certas atividades como amarrar os sapatos.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. O meio conservador inclui o uso de órteses, fisioterapia, medicação para aliviar as dores e a prática de atividades sem impacto para a manutenção do quadro.

Já o meio cirúrgico é feito com procedimentos de descompressão da cabeça femoral e de substituição da articulação com implantes metálicos ou sintéticos.

Se você sente dores constantes no quadril, procure um médico ortopedista de sua confiança e busque pelo tratamento.

Quer saber mais sobre Ortopedia? Acesse as outras publicações.